quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Obesidade

O que é a Obesidade?
A Obesidade é uma doença crónica que se caracteriza pelo acumular de gordura corporal, esta pode atingir graus capazes de afectar gravemente a saúde e até levar à morte.
 
Pode levar ao aparecimento de outras doenças bastante graves. Atinge homens e mulheres de todas as etnias e idades e reduz a qualidade de vida dessas pessoas. Foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma epidemia global do século XXI.

O que causa a Obesidade?

A principal causa da Obesidade está relacionada com os sucessivos balanços energéticos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despendida.
 
Os factores que levam a este desequilíbrio podem ter origem genética, ambiental, metabólica e comportamental.
 
Quais são os factores de risco?
Vida sedentária
  • Muitas horas sentado a ver televisão, a jogar, etc.;
  • Zona de residência urbana – poucos espaços ao ar livre para a prática de exercício físico;

Factores genéticos

  • A presença de genes envolvidos no aumento do peso aumentam a susceptibilidade ao desenvolvimento de Obesidade;

Gravidez e menopausa
  • Podem contribuir para o aumento do armazenamento da gordura na mulher.
Que tipos de Obesidade existem?

Obesidade andróide, abdominal ou visceral

Este tipo de Obesidade dá-se quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. É típica do homem obeso. A obesidade abdominal está associada à diabetes tipo 2, a doenças cardiovasculares e a doenças vasculares cerebrais. A associação da obesidade a estas doenças está dependente da gordura intra-abdominal e não da gordura total do corpo.

Obesidade do tipo ginóide

Este tipo de Obesidade dá-se quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. É típica da mulher obesa.

O tratamento desta doença, independentemente do tipo de obesidade, pode ser efectuado através de uma dieta equilibrada, exercícios físicos, mudança de comportamento e, algumas vezes, medicamentos para emagrecer. Por vezes também se recorre a cirurgia para reduzir o tamanho do estômago.

Como se determina ou diagnostica a Obesidade e a Pré-Obesidade?

A Obesidade e a Pré-Obesidade são avaliadas através do Índice de Massa Corporal (IMC). Este índice mede a corpulência do indivíduo.

Índice de Massa Corporal

No entanto, nas crianças e adolescentes não se pode aplicar o IMC, devido ao facto de existirem processos de crescimento e de maturação nesta idade pediátrica. Por isso, o valor do IMC em idade pediátrica deve ser percentilado:

Valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 85 e inferiores ao percentil 95 permitem fazer o diagnóstico da pré-obesidade;

Valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 95 permitem fazer o diagnóstico da obesidade.

As consequências da Obesidade
saúde
  • Problemas no aparelho cardiovascular (hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca congestiva e angina de peito);
  • Complicações metabólicas (hiperlipidémia, alterações de tolerância à glicose, diabetes tipo 2, gota);
  • Problemas no sistema pulmonar (dispneia e fadiga, síndroma de insuficiência respiratória do obeso, apneia de sono e embolismo pulmonar);
  • Problemas no aparelho gastrintestinal (esteatose hepática, litíase vesicular e carcinoma do cólon);
  • Problemas no aparelho genito-urinário e reprodutor (infertilidade e amenorreia, incontinência urinária de esforço, hiperplasia e carcinoma do endométrio, carcinoma da mama, carcinoma da próstata, hipogonadismo hipotalâmico e hirsutismo);
    Outras alterações (osteartroses, insuficiência venosa crónica, risco anestésico, hérnias e propensão a quedas).

Consequências

Socioeconómicas

Discriminação:

  • educativa
  • laboral
  • social

Psicossociais:

  • Isolamento social
  • Depressão e perda de auto-estima.

Sem comentários:

Enviar um comentário