sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Anorexia

A anorexia é nossa inimiga
Foi há 12 anos que se criou a (CDA) Consulta de Doenças do Comportamento (HSM ) Alimentar no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Desde então há um maior conhecimento da anorexia. É uma doença de tratamento difícil e prolongado.

Dada a complexidade da anorexia é fundamental que o tratamento seja acompanhado por uma equipa multidisciplinar, constituída por psicólogos, dietistas e endocrinologistas. Cabe a um psiquiatra com experiência nesta doença fazer o diagnóstico.

O que é anorexia?
É uma doença do foro psicológico caracterizada por um transtorno alimentar – a pessoa não se alimenta. Em geral, afecta mulheres adolescentes. Entre os sintomas estão a magreza excessiva e a ausência de menstruação. Em casos extremos, pode levar à morte.

A doença ocorre principalmente no início da adolescência, dos 12 aos 19 anos, mas pode manifestar-se em qualquer outra idade. São 10 mulheres para 1 homem anoréctico. Atinge 20% dos adolescentes em todo o mundo, geralmente pertencentes a uma classe média e alta.

Como identificar?

A adolescente fica extremamente magra, mas afirma que não está doente. Apesar da magreza, ela vê excessos de gordura no corpo (barriguinha e bochechas).

Constantes dietas alimentares

A pessoa anoréctica tem uma preocupação constante com a comida e o controlo do seu peso.

O comportamento é introvertido

A pessoa fica sempre na defensiva e há um contínuo isolamento social com tendências a depressão.

O exagero nas actividades físicas

Mania da perfeição na escola e no trabalho e muito exigente em relação aos cuidados com o corpo.

Consequências

• Problemas psicológicos;
• Pele seca e amarelada por causa da desnutrição;
• Bradicardia (frequência cardíaca baixa);
• Arritmia cardíaca, causada pela deficiência de potássio;
• Problemas gastro -intestinais;
• Ausência de menstruação e infertilidade temporária (por causa da diminuição das hormonas femininas);
• Pressão arterial baixa - menor que 8/5;
• Hipotermia (baixa temperatura corporal – menor que 35,5º C);
• Desidratação ocasionada pela má ingestão de alimentos e líquidos.

Tratamentos

A solução para este caso passa por um tratamento de longa duração. Existem técnicos especializados nesta matéria. Psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas ajudarão o paciente a resgatar a sua percepção do corpo, assim como os seus desejos, valores e emoções. Durante o tratamento, o anoréctico aprende a respeitar e aceitar o seu corpo, com mais tranquilidade.
Entre os pacientes que encontram o tratamento de anorexia, 50% se recuperam completamente, 30% têm cura parcial e outros 20% não respondem ao tratamento.

Fuja do ciclo do desespero e seja feliz

Os distúrbios alimentares oferecem uma falsa sensação de controlo, causando um ciclo de doença que rouba a sua auto-estima, perturba a sua vida quotidiana e afecta a saúde.

Apenas, ao fugir dessa armadilha e descobrir a beleza interior, é que pode encontrar contentamento verdadeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário