quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alimentação saudável

O que é?

Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, económicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada.
Uma alimentação saudável é um factor importante para a saúde e consequentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem-estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes. Portanto, deve ser adequada do ponto de vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos à saúde.

Para termos uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, consumindo-os com moderação.

Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Cada um dos nutrientes tem uma função especial no organismo e são encontrados em diferentes quantidades nos alimentos. A necessidade de nutrientes e de energia proveniente dos alimentos varia de uma pessoa para outra, de acordo com o sexo, a idade, o peso, a altura, a actividade física e a condição de saúde.

Calorias são as quantidades de energia encontrada em cada alimento que vai ser utilizada pelo corpo para a manutenção das suas funções e actividades. Uma alimentação que fornece mais calorias do que o organismo gasta nas suas actividades diárias, pode levar ao excesso de peso e à obesidade (excesso de gordura no organismo), assim como uma alimentação que fornece menos calorias que o necessário para a manutenção das actividades orgânicas e físicas pode levar à perda de peso (magreza ou desnutrição).

O alimento também é uma fonte de prazer, e isso deve ser levado em conta quando se pensa numa alimentação saudável, resgatando as culturas e valores alimentares, dando preferência aos alimentos regionais e da época.

Todavia, e apesar de ser necessário adoptar uma alimentação saudável, não se deve ficar obcecado com a ingestão deste tipo de alimentos, pois poderá ficar a sofrer de um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, a ortorexia. Ao contrário da Anorexia ou Bulimia, a pessoa que sofre de ortorexia permite-se comer, porém apenas consome alimentos saudáveis e escrutinam o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Estes “mártires” levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo e não se permitem, em circunstância alguma, a um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.

Roda dos Alimentos

A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.

Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.

A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:
• Cereais e derivados, tubérculos – 28%
• Hortícolas – 23%
• Fruta – 20%
• Lacticínios – 18%
• Carne, pescado e ovos – 5%
• Leguminosas – 4%
• Gorduras e óleos – 2%
Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário