quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estilos de Vida Saudável

"Estilo de Vida" é um conceito amplo que analisa a pessoa como um todo, nas áreas física, mental, espiritual e social. Considera-se também parte integrante do nosso estilo de vida as relações de trabalho, de lazer e domésticas.

Porque é importante um estilo de vida saudável?

Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e uma mente saudável (“mens sana in corpore sano”). Ajuda a protegermo-nos de doenças e a impedir que as doenças crónicas se tornem mais graves. Isto é importante porque à medida que o corpo envelhece, começam-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação da "força" física. Um estilo de vida saudável inclui comportamentos preventivos de saúde, boa nutrição e controlo do peso, lazer, exercícios regulares e a privação de substâncias nocivas ao organismo.

Um “bom” estilo de vida deve ser adoptado o mais cedo possível - quanto mais jovem melhor. Bons hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura. Factores que podem ser modificados no estilo de vida causam mortes, que poderiam ser evitadas, devidas a doenças cardíacas, cancros e acidentes de viação.

Actividade Física

O organismo necessita de actividade física regular (mas não extenuante). Não faz sentido exercitarmo-nos exageradamente e ter como consequência dores musculares ou lesões nas articulações. Um dos melhores e mais leves exercícios físicos que existe e que não tem nenhuma contra-indicação é uma boa caminhada diária de, pelo menos, trinta minutos.

Nunca se é velho demais para iniciar uma actividade física regular. Devemos optar por uma actividade que realmente nos agrade; caso contrário, irá abandoná-la na primeira boa desculpa que encontrar. Independentemente da prática de uma actividade física regular, devemos mexer-nos mais: andar mais a pé, subir mais escadas, etc. Se conseguirmos conjugar a companhia de um amigo com a realização de uma actividade física, melhor ainda!

Evite substâncias que prejudiquem a sua saúde

Fumar e beber são factores que contribuem para o aparecimento de doenças nos pulmões, coração e circulação sanguínea, cancros, acidentes automobilísticos e acidentes domésticos. Todos os tipos de drogas são capazes de conduzir a dependências que podem acabar por levar à deterioração física e mental da pessoa.

Exercício Mental

Finalmente, devemos também procurar manter o cérebro tão activo quanto o nosso corpo. Actividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) podem dar sentido à vida, ajudar a preencher a solidão e até a combater a depressão. Está cientificamente comprovado que o envolvimento em situações de solidariedade e generosidade é benéfico na prevenção das doenças.

A Actividade física e o desporto: um meio para melhorar a saúde e o bem-estar!

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Actividade física adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias prejudiciais à saúde.

A actividade física é:
• Para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças;
• Para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população.

Vantagens da Actividade Física Regular

• Reduz o risco de morte prematura;
• Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC (que são responsáveis por 30% de todas as causas de morte);
• Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;
• Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão (que afecta 20% da população adulta mundial);
• Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
• Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
• Reduz o risco de desenvolver dores lombares e pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
• Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
• Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
• Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco, especialmente em crianças e adolescentes.

Qual a quantidade de exercício físico que é necessário para melhorar e manter a saúde?

Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos de 30 minutos de actividade física moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, fazer jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.

Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração:
• Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, 3 vezes por semana;
• O controlo do peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade física vigorosa/moderada.

Actividade física para diferentes grupos populacionais

Crianças e adolescentes

O exercício físico regular fornece aos jovens inúmeros benefícios (físicos, mentais e sociais) para a saúde.

Os estudos mostram que:
• Nos adolescentes, quanto mais participarem em actividades físicas, menor será a probabilidade de virem a fumar;
• Nas crianças que são mais activas fisicamente verifica-se uma maior performance académica.
• Os jogos de equipa promovem de forma positiva a integração social e facilita o desenvolvimento das capacidades sociais dos adolescentes.

Mulheres
É necessário não esquecer o facto de que, principalmente nos países em desenvolvimento, nas áreas rurais e urbanas de baixo nível socioeconómico, as mulheres podem estar fisicamente exaustas devido a actividades físicas “ocupacionais”, dentro ou fora de casa. Há que aconselhar actividades físicas mais adequadas à sua condição específica e possivelmente adaptá-la a actividades de lazer.

Pessoas idosas activas
O exercício físico é importante para as pessoas idosas saudáveis, aumentando e mantendo a qualidade de vida e independência dos idosos. Caminhadas e sessões organizadas de exercício físico, adequadas a cada idoso, permitem o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou de exclusão social.

Indivíduos com incapacidades
Às pessoas com incapacidades devem ser fornecidas oportunidades e suporte para poderem praticar desporto e exercício físico adaptado às suas condições físicas.



Fontes de Pesquisa:

http://saude.eb23-viatodos.rcts.pt/estsaudavel4.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário